Crew de Capacidade

Tipo de Crew

O objetivo de um Crew de Capacidade é oferecer especialidades únicas.

Propósito

Às vezes, você tem algumas pessoas com habilidades especiais que não consegue distribuir por todas as Crew de Fluxo de Valor da sua Base. A especialidade pode ser Machine Learning, Cyber Security, análise de dados e assim por diante. Talvez essas pessoas cuidem de um componente ou subsistema, ou talvez disponibilizem seu talento por meio de conversas. Você tem oito fluxos de valor, mas apenas três destes especialistas, e não pode distribuir três pessoas em oito Crews. O que você pode fazer?

Você pode resolver esse problema criando um Crew de Capacidade composta por pessoas com habilidades avançadas. Seu objetivo é ajudar os outros Crews quando suas habilidades forem necessárias. Os especialistas trabalharão então (temporariamente) com aqueles Crews de Fluxo de Valor, mas serão considerados membros convidados. A situação é muito semelhante a ter consultores externos com conhecimentos especiais trabalhando em seus Crews por um tempo.

Anotações

Observe que isso é algo que você só faz com conjuntos de habilidades raras. Se a sua Base tiver dez Crews de Fluxo de Valor e apenas dois designers especialistas em UX, faz sentido que eles formem um Crew de Capacidade. Quando o número crescer para dez designers de UX, você deverá ter um designer de UX em cada Crew de Fluxo de Valor e transformar o Crew de UX em um Fórum de UX .

O objetivo de um Crew de Capacidade não é gerenciar um componente. O objetivo é nutrir conhecimentos únicos e tornar esse talento facilmente acessível a todos os outros Crews.

O Crew de Capacidade é inspirado (mas NÃO é o mesmo que) a “equipe de subsistema-complicado” em Team Topologies: Organizing Business and Technology Teams for Fast Flow.

Regras / Restrições

  • A experiência do Crew de Capacidade não pode ser espalhada por todos os Crews de Fluxo de Valor.

  • A experiência do Crew de Capacidade é rara ou mesmo única.

“Cooperação é a plena convicção de que ninguém pode chegar lá a menos que todos cheguem.”

(Fonte: Virgínia Burden)