O que é unFIX?

É um método? É um framework? É unFIX!

Como podemos mudar uma organização para ser tão adaptável e versátil quanto seu ambiente? Como podemos preparar nossa empresa para sobreviver e prosperar no século XXI? Precisamos de algo que leve a flexibilidade a um novo nível.

Vamos primeiro explicar o que o unFIX não é.

  1. O modelo unFIX NÃO é um framework. A definição de “framework” sugere uma estrutura de apoio essencial. Mas não há nada essencial no unFIX. Tudo é opcional. Uma descrição melhor seria uma biblioteca de padrões.

  2. O modelo unFIX NÃO oferece processos. O objetivo do unFIX é cobrir apenas os padrões de design da organização e a estrutura organizacional. É fácil encontrar ótimos conselhos para processos de muitas outras fontes.

  3. O modelo unFIX NÃO é apenas para TI. Tudo na biblioteca de padrões do unFIX pode ser aplicado a muitos departamentos, divisões e empresas diferentes. Não tem nenhum pressuposto embutido de desenvolvimento de software.

  4. O modelo unFIX NÃO é top-down. Ao contrário de alguns outros modelos e frameworks, a biblioteca de padrões do unFIX sugere uma abordagem de baixo para cima. Você não pode construir algo grande. Você deve começar com algo pequeno.

  5. O modelo unFIX NÃO é um substituto. Há muitas coisas boas em outros modelos e frameworks que não devem ser jogadas fora. Nós apenas esperamos que, com o unFIX, você resolva as partes ruins e mantenha todas as partes boas.

Tudo bem. Isso é o que o unFIX NÃO é.

Vamos agora discutir o que é o modelo? OK, vamos lá.

Crews

Um Crew é uma equipe que geralmente consiste de três a sete pessoas. Os membros da equipe são principalmente dedicados ao seu Crew, mas tudo bem se eles reservarem uma pequena parte de sua semana para trabalhar em um Fórum (veja abaixo).

Existem sete tipos de Crews:

Crew de Fluxo de Valor • Crew de Facilitação • Crew de Capacidade • Crew de Governança • Crew de Plataforma • Crew de Experiência • Crew de Parceria

Crews podem ser qualquer um dos sete tipos padrão. No entanto, em um negócio normal, a maioria dos Crews provavelmente deveriam ser Crews de Fluxo de Valor. Essas equipes multifuncionais auto-organizadas gerenciam suas próprias reuniões (planning, check-in, review e retrospectivas); eles gerenciam sua própria documentação e lançamentos e podem operar conforme um acordo de equipe que define a identidade da equipe, regras compartilhadas e muito mais. Mas o modelo unFIX permite Crews que não sejam alinhados ao fluxo. Pode haver boas razões para adotar qualquer um dos outros sete tipos de Crew.

Crew de Fluxo de Valor

Um Crew de Fluxo de Valor tem responsabilidade de ponta a ponta por um fluxo de valor. Seus membros são responsáveis por tudo, desde o momento em que recebem uma solicitação do cliente (usuário) até o momento em que entregam valor ao cliente (usuário).

A entrega de valor pode envolver lançamentos regulares de produtos ou atualizações de serviços, já que o fluxo de valor normalmente é um produto ou um serviço. Em geral, seus Crews de Fluxo de Valor aplicam práticas Lean e Agile, ou métodos como Kanban e Scrum, para gerenciar a entrega contínua de valor. Os detalhes do processo são assunto dos próprios Crews, mas seu Crew de Governança ou um Fórum podem oferecer alguma orientação ou até mesmo definir restrições.

O objetivo da responsabilidade de ponta a ponta por um fluxo de valor é que não haja transferências de itens de trabalho entre as equipes, o que poderia tornar a empresa incrivelmente lenta para responder às mudanças. Tudo o que é necessário para que um Crew agregue valor deve estar sob seu controle. Com certeza, pode haver dependências de outras equipes, mas negociar ou quebrar essas dependências está ao alcance do próprio Crew .

Crew de Facilitação

Às vezes, você precisa de um Crew de Facilitação cujo único propósito seja ajudar outros Crews a fazerem um ótimo trabalho. Essas equipes não possuem fluxo de valor próprio. Em vez disso, garantem que os Crews de Fluxo de Valor na Base possam operar sem problemas. Exemplos seriam uma equipe de Scrum Masters ou Agile Coaches.

O trabalho em um Crew de Facilitação é normalmente um trabalho de tempo integral. O número de membros de um Crew pode ser menor que o número de Crews de Fluxo de Valor, portanto cada membro de um Crew de Facilitação pode dividir seu tempo e disponibilidade em mais de uma equipe.

Além de coaches e facilitadores, outros que poderiam se organizar como Crews de Facilitação são gerentes de produto, arquitetos e testadores. Sozinhos, eles têm pouco o que fazer. O seu trabalho depende inteiramente do que acontece nos fluxos de valor. É aí que eles contribuem com o seu valor e é aí que fazem o seu trabalho.

Crew de Capacidade

Às vezes, você tem algumas pessoas com habilidades especiais que não consegue distribuir por todos os Crews de Fluxo de Valor da sua Base. A especialidade pode ser Machine Learning, Cyber Security, análise de dados e assim por diante. Talvez essas pessoas cuidem de um componente ou subsistema, ou talvez disponibilizem seu talento por meio de conversas. Você tem oito fluxos de valor, mas apenas três destes especialistas, e não pode distribuir três pessoas em oito Crews. O que você pode fazer?

Você pode resolver esse problema criando um Crew de Capacidade composto por pessoas com habilidades avançadas. Seu objetivo é ajudar os outros Crews quando suas habilidades forem necessárias. Os especialistas trabalharão então (temporariamente) com aqueles Crews de Fluxo de Valor, mas serão considerados membros convidados. A situação é muito semelhante a ter consultores externos com conhecimentos especiais trabalhando em seus Crews por um tempo.

Crew de Plataforma

Em muitas Bases, os Crews de Fluxo de Valor precisam compartilhar uma arquitetura e infraestrutura comuns para realizar seu trabalho. Por um tempo, você pode conseguir isso com um Crew de Facilitação que ajuda os fluxos de valor a manterem juntos uma biblioteca de serviços compartilhados. Porém, em algum momento, você descobrirá que é hora de criar um Crew de Plataforma.

O objetivo de um Crew de Plataforma é oferecer serviços compartilhados os demais Crews de uma Base. Muitas vezes, os serviços serão de tipo técnico, incluindo arquitetura e infraestrutura, normalmente fornecidos através de APIs. Mas também é possível que sejam serviços humanos, como lancheiras, entrega de pacotes, assessoria jurídica, declarações de recebimento, aprendizagem e desenvolvimento, e assim por diante.

Crew de Experiência

Focar-se em produtos em vez de projetos não é uma boa maneira de pensar de forma mais holística como organização. Sua equipe de produto pode ser boa, mas sua equipe de suporte (ou equipe de marketing ou equipe financeira) pode deixar a bola cair e atrapalhar a experiência do cliente. Ou sua empresa oferece mais de um bom produto ou serviço, mas alternar entre eles como cliente pode ser frustrante.

O problema tem sido reconhecido há muito tempo na comunidade de design organizacional. A solução típica é ter uma “equipe de frente” voltada para o cliente, cujo objetivo é otimizar toda a jornada do cliente e a experiência do usuário no caso de pontos de contato em vários produtos e canais. Chamamos isso de Crew de Experiência.

Crew de Parceria

O Crew de Parceria tem uma função quase idêntica a do Crew de Experiência. Enquanto o Crew de Experiência se concentra em clientes e usuários, o Crew de Parceria mantém seu foco em fornecedores, parceiros, freelancers, funcionários e trabalhadores temporários. Qualquer pessoa ou entidade com a qual sua empresa assine contratos, seja por meio de compras ou de recursos humanos, pode se tornar o foco de atenção do Crew de Parceria.

Em muitas empresas, é provável que um Crew de Parceria tenha baixa prioridade, o que é ruim, em nossa opinião. Fornecedores, freelancers e funcionários podem alavancar ou quebrar uma empresa. Se a experiência deles for ruim, eles podem decidir sair. Com que facilidade a empresa seria capaz de encontrar alternativas? A única coisa que impede uma má empresa de implodir é que funcionários e fornecedores não se afastem.

Crew de Governança

A Equipe de Governança é a equipe de gestão. É composto por vários Comandantes que são os gestores de todos na Base. No caso de uma Base ser uma empresa inteira, o Crew de Governança é a equipe executiva.

Uma responsabilidade do Crew de Governança é a liderança: eles definem a visão e o propósito da Base; decidem sobre o modelo de negócio e o domínio; eles discutem e traçam a estratégia e fazem o possível para garantir que todos os funcionários desfrutem de um sentimento de pertencimento e reconhecimento.

A outra responsabilidade do Crew de Governança é, obviamente, a governança: os Comandantes estabelecem restrições à auto-organização na Base. Eles podem decidir quais Crews e Fóruns existem, quais pessoas podem liderá-los como Capitães e Presidentes, quais Crews de Fluxo de Valor serão sincronizadas com uma cadência conjunta, etc.

Bases

Todas os Crews operam a partir de uma Base entre um punhado a algumas centenas de pessoas. Esta Base tem um número de Crews dos sete tipos de Crews padrão organizados em torno de um ou mais fluxos de valor. A Base age como um negócio independente e totalmente crescido. Ela contém todas as habilidades necessárias para projetar, desenvolver e entregar produtos, de Design Thinking a DevOps e de Lean Startup a Lean Manufacturing.

Toda pessoa tem uma Base. É a sua casa. A Base oferece ao seu povo um senso de propósito, pertencimento e reconhecimento. Ela fornece conforto, segurança pessoal, conectividade, uma cultura compartilhada, conjuntos de ferramentas compartilhados e oportunidades de carreira para todos os seus trabalhadores.

Um trabalho crítico da Base é se reorganizar continuamente dependendo das necessidades da experiência do cliente. Sabemos que a estrutura organizacional está diretamente ligada à arquitetura do produto. Quando a arquitetura precisa mudar, a organização precisa mudar. Portanto, a Base faz tudo o que pode para apoiar seus Crews em permanecer flexível. Isso inclui cuidar de padrões e regras mínimas em todos os Crews para que a remodelagem de times seja o mais indolor possível.

Fóruns

Um Fórum é um grupo composto por pessoas de vários Crews. O nome Fórum indica que seu principal objetivo é que os trabalhadores com ideias semelhantes se reúnam, conversem e tomem decisões juntos. Poderia haver um Fórum DevOps, um Fórum UX, um Fórum Growth Hackers, etc. Em organizações tradicionais, o Project Management Office (PMO) poderia ser transformado em um Fórum, e em empresas mais ágeis, os Product Managers poderiam ter seu próprio Fórum. Os Comandantes da Base podem decidir quais Fóruns são necessários porque alguns Fóruns desempenham um papel essencial na estrutura da organização.

Os Comandantes podem delegar trabalho aos Fóruns, como padronização, modelos, conjuntos de ferramentas, infraestrutura, desenvolvimento pessoal, coordenação entre equipes e assim por diante. Eles podem esperar que cada trabalhador da Base seja membro de pelo menos um Fórum e participe das conversas e decisões que importam para suas áreas funcionais. O papel dos Fórun é ser o tecido conjuntivo entre os Crews.

Escala

Dezenas de Bases podem colaborar em uma Liga. Dentro de uma Liga, elas podem formar Agrupamentos (semelhante a pessoas que formam Crews). Algumas Bases podem se auto-organizar em um Agrupamento de Fluxo de Valor, outras em um Agrupamento de Facilitação, um Agrupamento de Plataforma, um Agrupamento de Capacidade, etc. A Liga tem sua própria equipe de gerenciamento (Agrupamento de Governança) e está organizada em torno de fluxos de valor co-dependentes ou experiências de clientes relacionadas.

Da mesma forma, a coordenação entre Bases pode ser tratada em Assembleias (semelhante a pessoas coordenando seu trabalho em Fóruns). Estas Assembleias são estruturas voluntárias que permitem aos representantes das Bases coordenar as formas de trabalhar através das fronteiras de uma única Base.

Podemos até subir de nível e dizer que dezenas de Ligas podem formar uma Conglomerado. As Ligas poderiam se auto-organizar e colaborar em Coalizões e coordenar seu trabalho em Congressos. Mais uma vez, todos os padrões anteriores se repetem nos níveis mais elevados, o que torna o modelo unFIX auto- similar em todas as escalas. É um modelo fractal.

Destrave seu negócio, unFIX.

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