Consentimento

Método de Decisão

Consentimento (Discordar e Comprometer-se) consiste em obter a opinião de outras pessoas e, depois disso, as pessoas podem fazer como quiserem, a menos que alguém bloqueie sua decisão (ninguém votou "Veto").

Propósito

A tomada de decisão baseada no consentimento (também chamada de “Discordar e Comprometer-se”) é uma abordagem colaborativa que prioriza a inclusão de todos os membros do grupo no processo de tomada de decisão. Em vez de procurar um acordo unânime, este método centra-se em garantir que não existem objecções fundamentais a uma decisão proposta. Todos são incentivados a fornecer sugestões, expressar preocupações e discutir possíveis soluções. Depois de reunir e considerar todas as perspectivas, a decisão pode prosseguir, a menos que alguém tenha uma razão convincente para bloqueá-la, muitas vezes simbolizada por um veto. Este método garante que, embora nem todos possam estar de acordo, as decisões tomadas ainda serão amplamente aceitáveis e não prejudicarão ou afetarão negativamente nenhum membro do grupo. Este método equilibra eficiência com inclusão, promovendo o compromisso coletivo.

Anotações

A tomada de decisões baseada no consentimento promove uma cultura de confiança, colaboração e responsabilização, permitindo que os grupos avancem ao mesmo tempo que garante que as preocupações e perspectivas de todos os participantes sejam tidas em conta.

Consentimento difere de Unanimidade e Consenso

Unanimidade = todos dizem Sim ou Claro Que Sim.

Consenso = ninguém diz Não ou Veto.

Consentimento = ninguém diz Veto.

Regras / Restrições

  • Ainda não definimos regras ou restrições para este Método de Decisão.

“Às vezes você toma a decisão certa, às vezes você toma a decisão de maneira certa”.

(Fonte: Phil McGraw)