
Autoridade
Método de Decisão
Autoridade significa que um gerente da equipe toma a decisão. O grupo segue níveis de delegação padrão.
Métodos de decisão: Unanimidade • Punho a Cinco • Pontuação • Votação por Pontos • Votação Múltipla • Consenso • Super Maioria • Maioria • Pluralidade • Consentimento • Debate • Autoridade • Comissão • Aleatório • Adiamento
Propósito
Autoridade, no contexto da tomada de decisão, refere-se a uma abordagem hierárquica onde um gestor ou líder dentro de uma equipe tem a palavra final. Em vez de um consenso colectivo ou de contribuições de todos os membros da equipe, a decisão está nas mãos desta figura de autoridade, que muitas vezes baseia as suas escolhas em conhecimento, experiência ou posição. A equipe então adere a essas decisões, muitas vezes orientada por níveis de delegação pré-definidos. Porém, no modelo unFIX, a presença de gestores dentro de Crews ou Fóruns é desencorajada. A crença é que gestores externos possam trazer mais objetividade e perspectivas mais amplas.
Anotações
Para interações com gestores externos, o modelo unFIX promove a utilização de Níveis de Delegação, garantindo comunicação e expectativas claras.
Regras / Restrições
Preferimos não ter gestores de pessoas em Crews ou Fóruns. Aconselhamos fortemente a utilização do método de decisão da Autoridade apenas no caso de delegação a Comandantes numa Crew de Governança. Trabalhar com gestores fora da equipe costuma ser melhor e, para isso, recomendamos o uso de Níveis de Delegação.



“Às vezes você toma a decisão certa, às vezes você toma a decisão de maneira certa”.
(Fonte: Phil McGraw)