Autoridade

Método de Decisão

Autoridade significa que um gerente da equipe toma a decisão. O grupo segue níveis de delegação padrão.

Propósito

Autoridade, no contexto da tomada de decisão, refere-se a uma abordagem hierárquica onde um gestor ou líder dentro de uma equipe tem a palavra final. Em vez de um consenso colectivo ou de contribuições de todos os membros da equipe, a decisão está nas mãos desta figura de autoridade, que muitas vezes baseia as suas escolhas em conhecimento, experiência ou posição. A equipe então adere a essas decisões, muitas vezes orientada por níveis de delegação pré-definidos. Porém, no modelo unFIX, a presença de gestores dentro de Crews ou Fóruns é desencorajada. A crença é que gestores externos possam trazer mais objetividade e perspectivas mais amplas.

Anotações

Para interações com gestores externos, o modelo unFIX promove a utilização de Níveis de Delegação, garantindo comunicação e expectativas claras.

Regras / Restrições

  • Preferimos não ter gestores de pessoas em Crews ou Fóruns. Aconselhamos fortemente a utilização do método de decisão da Autoridade apenas no caso de delegação a Comandantes numa Crew de Governança. Trabalhar com gestores fora da equipe costuma ser melhor e, para isso, recomendamos o uso de Níveis de Delegação.

“Às vezes você toma a decisão certa, às vezes você toma a decisão de maneira certa”.

(Fonte: Phil McGraw)